Professor atravessa rio a nado há 20 anos para dar aulas.

image

Um homem de 40 anos, professor, atravessa diariamente a nado um rio na Índia para poder dar aulas numa localidade vizinha, que é mal servida de transportes. O ritual repete-se há 20 anos.

Professor atravessa rio a nado há 20 anos para dar aulas
Abdul Mallik começou a dar aulas em 1992 em Malappuram, no estado de Kerala, no sul da Índia. A escola em que foi alocacado ficava numa localidade a 12 quilômetros, separada por um rio. No início da carreira, o professor primário recorria ao transporte público, mas este revelou-se sempre pouco eficaz.

Abdul tinha de se levantar na madrugada, usar vários linhas de ônibus até chegar à escola. O percurso demorava em média três horas e, segundo relata, muitas vezes não conseguia entrar nos transportes por estarem cheios ou por serem suprimidos.

Fez contas à vida e concluiu que de sua casa ao rio demorava dez minutos a pé. Depois, era atravessar o rio e mais um quilômetro a pé até à sua escola. E acabou mesmo por colocar este plano em prática.

Com o auxílio de uma câmara de ar de um pneu de automóvel velho, a lancheira com o almoço e um saco com roupa para se trocar após a travessia do rio, por sinal bem poluído, Abdul Mallik começou esta rotina diária há 20 anos. Por dedicação aos seus alunos.

Em entrevista a uma televisão local, divulgada nas redes sociais, explica que a sua decisão de atravessar diariamente o rio a nado não foi tomada por uma questão de poupança, mas sim pelo fato de a Índia ser um país com graves problemas de abandono escolar. Abdul conta que com o seu exemplo “quer dar mais motivação” aos alunos da AMLP School para prosseguirem os seus estudos.

Assista a reportagem, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=SYsm-4GgFxA


 Curta o TOPP no facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *