Os 8 melhores canais do YouTube para a Sala de aula

edu2

Você sabia que o YouTube, oferece formidáveis recursos para a educação? Alguns dos melhores professores do mundo e as imagens mais didáticas estão lá, de graça, só esperando para serem usados em sala de aula. Dê uma olhadinha e não desperdice todo esse potencial! Conheça agora mesmo 8 dos melhores canais do YouTube para aproveitar a experiência da sala de aula ao máximo! Vamos transformar?

Khan Academy

Criado por Salman Khan, conhecido simplesmente como o melhor professor do mundo, o Khan Academy inicialmente tinha como objetivo facilitar o ensino da matemática, mas hoje inclui vídeos de muitas outras matérias. Vale ressaltar que boa parte do conteúdo também é oferecida em Português! Química, trigonometria, probabilidade, cálculo, biologia e álgebra são claramente explicados em vídeos que, muitas vezes, não ultrapassam 10 minutos. É muito conhecimento condensado!

EdX

Este é o canal da plataforma de ensino à distância patrocinada por Harvard, MIT e outras das melhores universidades do mundo. Embora os cursos completos da Edx ultrapassem, obviamente, seus minutos no YouTube, os vídeos do canal servem como introdução aos cursos gratuitos oferecidos pela plataforma, que vão da história do Cristianismo ao Linux, de ciência da computação à astrofísica, uma abrangência impressionante!

American Museum of Natural History

O canal do American Museum of Natural History disponibiliza vídeos instigantes sobre as ciências naturais. Astronomia, baleias, golfinhos e robótica estão entre os assuntos mais populares. Vale a pena conferir!

YouTube Educação

Parceria do YouTube com a Fundação Lemann, este não é exatamente um canal como os outros, mas uma espécie de guia — ou cardápio — de outros canais educativos nas mais variadas matérias. O propósito do YouTube Educação é garimpar e selecionar os melhores vídeos em formato de aula de outros canais, reunindo a nata da educação on-line em um só canal. Facilita bastante, não concorda?

Fora TV

Apesar do nome, o ForaTV não tem nada a ver com uma rejeição da televisão. Trata-se de um canal que compila diversas entrevistas e vídeos explicativos sobre assuntos instigantes, do tipo que você veria em um programa como o Fantástico, por exemplo. Há também entrevistas com personalidades polêmicas, como Keith Richards e Richard Dawkins. É curioso!

MoMa

Um ótimo canal para trazer à vida obras de arte que os estudantes conhecem apenas pelas páginas dos livros, dando toda uma nova perspectiva ao conhecimento adquirido. O MoMa também traz vídeos de instalações e dos bastidores de obras de arte contemporâneas.

CGP Grey

Este é um dos canais mais divertidos e, ao mesmo tempo, didáticos do YouTube. Em vídeos que duram em torno de cinco minutos, o CGP Grey explica conceitos muito complexos, do tipo como virar Papa, a diferença entre o Reino Unido e aInglaterra e como funciona o horário de Verão, por exemplo. Super ilustrativo, não tem como ser mais explícito que isso!

Yale Courses

Como são as aulas de uma das melhores universidades do mundo? A maior rival de Harvard oferece, neste canal, gravações de aulas reais sobre Freud, física, filosofia, finanças e muito mais! O canal Yale Course é uma oportunidade imperdível de assistir a esses professores de graça e sem precisar passar por um dos mais rigorosos processos de admissão da Ivy League.

Dê uma espiadinha nesses canais e se divirta!


 Curta o TOPP no facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *