8 passos para trabalhar de maneira fácil com projetos educacionais e ter excelentes resultados.

participação em projetos

Olá, Professor!

Essa é uma prática pedagógica bastante envolvente para estudantes e professores e que pode ser estendida para a família e para a comunidade.

Quando trabalhamos com projetos ampliamos a motivação dos alunos para se envolverem com o aprendizado, evidentemente, se os temas dos projetos forem relevantes e tiverem significado para nossas crianças e jovens.

Saiba quais são os 8 principais pontos para criar um projeto pertinente e com excelentes resultados.

  1. Parta sempre de um objetivo que resolva um problema a ser pesquisado. Muitos professores partem do tema para depois criar o objetivo. Eu oriento que primeiramente temos que saber onde queremos chegar, depois delimitamos que temas podem colaborar para que possamos atingir nossos objetivos.
  2. Escolha um tema relevante. Dependendo do que se quer alcançar com os alunos, diversos temas se apresentam em nosso cotidiano. Se você conhece muito bem a sua turma, certamente saberá que tema é mais adequado à realidade deles.
  3. Estimule a vontade pelo saber. Para os seus alunos imaginar resolver um problema proposto a partir de suas próprias pesquisas e chegar a um resultado, gera além de muita curiosidade, uma necessidade em aprender sempre mais sobre o mundo que os cerca.
  4. Crie um espírito investigativo nos seus alunos pela curiosidade em chegar a uma resposta ou a um resultado.
  5. Medie a pesquisa. Indique para seus alunos referencias de pesquisa, que podem ser livros, artigos da web, vídeos. Quanto mais variadas as fortes de pesquisa, mais interessante ela se torna. Oriente também para que a pesquisa seja feita em fontes confiáveis. Com isso você estará desenvolvendo algumas habilidades importantes nesses estudantes, como o pensamento crítico, a comunicação, a resolução de problemas e principalmente a colaboração.
  6. Proponha debates. A partir do que seus alunos trouxerem como resultado da pesquisa, organize questões que os instigue e os coloque em conflito. O desafio é sempre muito motivador. Prefira questões abertas em que eles possam ampliar a discussão sobre o tema. O engajamento dos estudantes é estimulado pela voz que lhes é conferida a partir de suas reflexões.
  7. Avalie os resultados. Todo feedback auxilia no processo de melhorias dos resultados, explore com seus alunos a autoavaliação de seus trabalhos.
  8. Transforme bem individual em bem comum. Todo saber construído deve ser compartilhado, assim, promova a exposição dos trabalhos dos seus alunos à comunidade presencial e virtual.

Gostou do conteúdo? Comente aqui para enriquecer nosso debate e compartilhe para alcançarmos mais professores nesse Brasil…

Vamos transformar?


 Curta o TOPP no facebook

2 thoughts on “8 passos para trabalhar de maneira fácil com projetos educacionais e ter excelentes resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *