14 dicas para iniciar sua carreira de forma excelente.

Iniciando a carreira

Olá, Professor!

Tenho sido muito procurada por professores que estão em processo de formação, cursando pedagogia ou outras licenciaturas, a respeito de como melhorar suas aulas. Pra começar essa conversa, eu queria dizer que buscar conhecimento e estar disponível para mudanças são os primeiros passos para uma carreira docente de sucesso! É isso aí, precisamos de professores com atitude e dispostos a se dedicarem de coração ao que fazem.

Saiba que a faculdade é apenas o início de uma jornada incessante em busca de novos aprendizados profissionais, e você verá que o dia a dia em sala de aula, a troca de experiências e a formação continuada são o que, de fato, farão de você um grande mestre.

Esses dias ouvi um professor dizendo com orgulho que seus alunos muitas vezes se referem a ele como “o mito dos mitos” ou “a lenda”, esse professor sabe que está deixando para seus alunos um legado, e isso também é muito gratificante.

Mas para chegar até lá… aconselho seguir 15 passos que poderão ajudá-lo a ser um excelente professor desde o início:

  1. Tenha paixão pelo o que você faz. Com paixão demostramos entusiasmo, e o entusiasmo é contagiante. Isso não quer dizer que basta a paixão para o trabalho tenha resultados, não. É preciso muito mais que isso. A paixão é o que nos motiva a ter outras atitudes, como estudar continuamente, por exemplo. Mas em profissões em que se lida diretamente com ser humano, a afetividade intensa está intrínseca, é o que move.
  2. Seja você mesmo. Você pode se inspirar em grandes mestres, sem dúvida, mas mantenha a sua autenticidade, isso conferirá a você um toque de identidade só seu.
  3. Conheça o seu público profundamente. Saiba sobre suas habilidades individuais, suas inseguranças, quais as oportunidades de melhorias de cada um, o contexto em que vivem.
  4. Ouça mais do que fale. Permita que seus alunos se manifestem, que exponham suas opiniões, demonstre que se interessa por eles e pelo que eles pensam.
  5. Planeje para seu aluno. Faça com que o aprendizado do aluno seja o centro de todo o seu planejamento.
  6. Aprenda com seus alunos, busque prestar atenção nas situações que acontecem à sua volta na sala de aula, sejam pequenos ou grandes, seus alunos têm sempre muito o que ensinar a você.
  7. Defina os objetivos para seus alunos. Deixe claro para seus alunos os seus objetivos planejados e o porquê aprender aquilo é importante para a vida deles.
  8. Seja um bom líder e siga o seu planejamento objetivamente, com estratégias simples, claras e criativas. Faça-se entender.
  9. Pesquise sempre e estude mais. Não se intimide em dizer “não sei”. Isso demonstra, na verdade, autoconfiança. Ninguém precisa saber tudo, reconhecer que não conhece algo e se dispor a pesquisar com eles é uma demonstração de grandeza e humildade.
  10. Permita o aprendizado por meio da troca de experiências e do diálogo entre todos da turma. Onde todos contribuem com seus conhecimentos, o novo conhecimento se torna mais amplo e rico.
  11. Varie suas estratégias, lembre-se de que sua turma é composta de uma multiplicidade incrível, cada aluno é único e nem todos aprendem da mesma forma. Assim, quanto mais diferenciadas as suas estratégias se apresentarem, maior alcance você terá com elas.
  12. Amplie sua rede de contatos. Cada pessoa que você conhece é uma nova oportunidade que surge para enriquecer, ampliar ou transformar o seu trabalho.
  13. Não tema a sua avaliação. Mantenha-se dentro de uma perspectiva de cultura avaliativa no seu local de trabalho. Lembre-se de que além do seu aluno, você, a equipe e o ambiente também precisam ser avaliados para construírem oportunidades de melhoria.
  14. Faça um download do seu cérebro antes de sair da escola e ir para casa. Anote tudo o que você precisa realizar no dia seguinte, faça uma lista e descarregue suas preocupações ou afazeres no papel, deixando para pensar sobre seus compromissos no dia seguinte. E descanse. Isso também fará bem para a sua carreira.

Vamos transformar?

E você, pode partilhar dica sua conosco? Comente aqui para tornar nossa troca de experiências ainda mais rica!

Gostou do conteúdo? Compartilhe para alcançarmos mais professores nesse Brasil…

 


 Curta o TOPP no facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *