Entenda o Perfil de cada um dos seus Alunos: os Externalizados

Externalizáveis

O psiquiatra e professor de Medicina e Biociências da PUC-RS, Diogo Lara, junto a sua equipe, concluiu uma pesquisa sobre “Temperamento” e chegou a alguns principias tipos de personalidade, que podem ajudar você, professor, a identificar melhor o perfil de seus alunos para planejar atividades compatíveis a essas características.

De acordo com a pesquisa um dos perfis estudados refere-se aos denominados “Externalizados’. E esses alunos representam consideravelmente 25% do total da sua turma. São estudantes motivados, desinibidos, criativos, dinâmicos e que , obviamente, preferem aulas mais construtivas às tradicionais ou completamente expositivas.

Alguns professores podem achar esse o perfil ideal, pois conseguirão uma participação intensa durante a aula, contudo, esses alunos também solicitam dos professores um maior potencial criativo para a aula e um domínio de turma bastante firme, pois não se contentam com a mesmice, querem constantes desafios e, muitas vezes, quando não atendidos apresentam até certa irritabilidade.  São alunos que também desafiam o professor, tendem a assumir menos responsabilidades e se saem muito bem nas aulas de educação física e educação artística.

Assim, a grande dica é, utilizar esses perfis como um parâmetro e não como um rótulo. Procure se aproximar de cada um dos estudantes e conhecer melhor o perfil dos seus alunos. Assim, a partir de estratégias diversificadas você conseguirá reter mais atenção de cada criança ou jovem, alcançando um melhor desempenho de aprendizado.


 Curta o TOPP no facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *