Entenda o Perfil de cada um dos seus Alunos: os Estáveis

alunos estáveis

Pesquisadores da PUC/RS (Universidade Católica do Rio Grande do Sul) por meio de um sistema de avaliação mental disponível online em http://www.temperamento.com.br/content/ traçaram um perfil psicológico de 51 mil pessoas, e o resultado dessa pesquisa ajuda professores entenderem melhor seus alunos.

O médico psiquiatra que orientou a pesquisa, o professor Diogo Lara afirma que no ambiente de ensino existem quatro perfis de estudantes: instáveis, estáveis, internalizados (ou inibidos) e externalizados.

E quem são os estáveis?

Boa notícia: eles são a maioria.  Esse perfil atinge cerca de 30% do total da turma na sala de aula. “Eles são perfeccionistas, bem dispostos e têm perfil de liderança. É o grupo mais fácil de trabalhar, pois se adaptam a diferentes tipos de atividades com facilidade”, explica Lara.

Os Líderes de turmas promovem interação entre alunos, então, a dica que fica aqui é buscar ao máximo propor atividades em grupo e “infiltrar” pelo menos um aluno desse perfil em cada grupo. Por serem líderes, eles vão colaborar com seus grupos, puxando-os para darem o seu melhor! Essa função é com eles mesmo, pois requer responsabilidade e comprometimento. Aproveite.

E lembre-se, atrás de um aluno sempre há uma criança ou um jovem.


 Curta o TOPP no facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *